Homenagens
Homenagens a São Jorge incluíram procissões e inauguração de imagem
Imagem de São Jorge Ogum Guerreiro foi colocada na Praça da Alfândega em Pelotas
As homenagens ao dia de São Jorge em Pelotas, realizadas na sexta-feira e no sábado, incluíram mais uma reverência: a procissão e inauguração da imagem Pai São Jorge Ogum Guerreiro, com saída da Gruta das Mães, no Quadrado, na região do Porto, às margens do canal São Gonçalo, até a Praça da Alfândega, onde foi instalada.
Presente na homenagem, o assessor especial do governo do Estado, Catarina Paladini, ressaltou a importância de se fazer uma reflexão neste momento. "Fico muito feliz em estar aqui e fazer parte deste momento, que vai entrar para a história do povo pelotense. É um gesto de reconhecimento, o que nos formou, o que nos trouxe até aqui, poder falar da nossa cultura, da nossa ancestralidade. Poder ver nossos filhos herdando nossas origens, nossas crenças", destacou.
O secretário de Cultura, Paulo Pedroso, classificou a obra como "um projeto que se tornou realidade". Para o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, destacou a entrega do monumento à comunidade como a realização de um sonho coletivo.
"Este é um momento histórico para nossa religião. É a construção edificada pela fé, pela crença, por tudo aquilo que acreditamos no sagrado. Hoje está aqui a prova. Cada um sabe o quanto colocou neste projeto e isso nos dá força para querer fazer mais", disse.
Homenagens na sexta-feira
As homenagens a São Jorge iniciaram ainda na sexta-feira. A chuva forte não afastou os fiéis que se reuniram para participar da 32ª Procissão de São Jorge/Pai Ogum. A tradicional celebração saiu da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros e percorreu o trajeto até o Paço Municipal, onde ocorreu a recepção pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), que saudou os participantes da comitiva que homenageava a figura religiosa.
A procissão teve início também na região do Porto e passou pelas ruas Lobo da Costa, Dona Mariana e Barão de Butuí, percorrendo o entorno da praça Coronel Pedro Osório até a prefeitura. Logo após, retornou ao local de saída , dando continuidade aos trabalhos espirituais que marcam a data.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário