Homenagens

Homenagens a São Jorge incluíram procissões e inauguração de imagem

Imagem de São Jorge Ogum Guerreiro foi colocada na Praça da Alfândega em Pelotas

As homenagens ao dia de São Jorge em Pelotas, realizadas na sexta-feira e no sábado, incluíram mais uma reverência: a procissão e inauguração da imagem Pai São Jorge Ogum Guerreiro, com saída da Gruta das Mães, no Quadrado, na região do Porto, às margens do canal São Gonçalo, até a Praça da Alfândega, onde foi instalada.

Presente na homenagem, o assessor especial do governo do Estado, Catarina Paladini, ressaltou a importância de se fazer uma reflexão neste momento. "Fico muito feliz em estar aqui e fazer parte deste momento, que vai entrar para a história do povo pelotense. É um gesto de reconhecimento, o que nos formou, o que nos trouxe até aqui, poder falar da nossa cultura, da nossa ancestralidade. Poder ver nossos filhos herdando nossas origens, nossas crenças", destacou.

O secretário de Cultura, Paulo Pedroso, classificou a obra como "um projeto que se tornou realidade". Para o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, destacou a entrega do monumento à comunidade como a realização de um sonho coletivo.

"Este é um momento histórico para nossa religião. É a construção edificada pela fé, pela crença, por tudo aquilo que acreditamos no sagrado. Hoje está aqui a prova. Cada um sabe o quanto colocou neste projeto e isso nos dá força para querer fazer mais", disse.

Homenagens na sexta-feira

As homenagens a São Jorge iniciaram ainda na sexta-feira. A chuva forte não afastou os fiéis que se reuniram para participar da 32ª Procissão de São Jorge/Pai Ogum. A tradicional celebração saiu da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros e percorreu o trajeto até o Paço Municipal, onde ocorreu a recepção pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), que saudou os participantes da comitiva que homenageava a figura religiosa.

A procissão teve início também na região do Porto e passou pelas ruas Lobo da Costa, Dona Mariana e Barão de Butuí, percorrendo o entorno da praça Coronel Pedro Osório até a prefeitura. Logo após, retornou ao local de saída , dando continuidade aos trabalhos espirituais que marcam a data.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lei que reconhece Libras como língua oficial do país completa 20 anos Anterior

Lei que reconhece Libras como língua oficial do país completa 20 anos

Domingo de 22 novos casos de Covid-19 em Pelotas Próximo

Domingo de 22 novos casos de Covid-19 em Pelotas

Deixe seu comentário